[BEDA]: CUSTOMIZANDO JAQUETA JEANS COM PATCHES!

quinta-feira, agosto 04, 2016

Nada mais clássico do que uma jaqueta jeans, seja mais justa, mais curta, mais folgada (estilo boyfriend), doada pela mãe, adquirida em brechó... Essa é uma peça que nunca é esquecida, ainda que não esteja no centro das atenções de tendências. Porém, em 2016 o jeans está servindo como pano de fundo (literalmente) para uma tendência super forte: Os patches!

Patches são apliques de tecidos em variados tamanhos que representam alguma coisa, sejam bandeiras, letras, números, comidas ou até os famosos Emojis. Esses emblemas eram super usados na década de 90 e voltaram com tudo, podendo ser aplicados em bolsas, mochilas, calças, vestidos e... Jaquetas!

Fazia um bom tempo que eu havia comprado essa jaqueta jeans em uma liquidação da C&A, ele fez parte da coleção DENIM 284 para a loja e o preço estava ótimo (infelizmente não lembro de certeza quanto foi, mas acredito que por volta de R$ 29,90). Mesmo a única numeração disponível sendo 44, eu acabei levando mesmo assim, porque eu acreditava que um look com uma peça oversized ficaria interessante. Várias tentativas depois, a jaqueta acabou ficando encostada no armário porque eu simplesmente não consegui fazer ela funcionar com nenhuma roupa, hahahah

Mas aquele sentimento de que ela ainda seria bem utilizada nunca foi embora, e, quando os patches ganharam cena, eu decidi que essa jaqueta seria perfeita para uma customização. Aproveitei os meus dias em São Paulo para correr até a 25 de março (lugar referência para você encontrar aquilo que você não sabe onde encontrar, hahah) e comprar essas coisinhas maravilhosas!


A grande maioria dos patches que eu comprei foram na loja KSM (que fica próximo à Niazi Chofi, uma loja enorme de tecidos, na própria rua 25 de março), já as cartelas foram compradas na loja Bentida Seja (que fica na Ladeira Porto Geral, bem próximo à estação de metrô São Bento). Cada cartela custou R$ 19,90 e os outros emblemas custaram, em média, R$ 1,00 (sim, os patches das cartelas foram caros).

E você não precisa ir até lá para conseguir comprar patches. Existem vários sites que vendem online (como a Ziovara, Objetiva Bordados e até o Aliexpress), mas é provável que você encontre em armarinhos e lojas que vendam materiais para costura.

Bom, então vamos ao DIY?


No meu caso, como a jaqueta é de um tamanho maior do que eu visto e eu achei que um colete seria mais versátil, decidi retirar as mangas, mas essa parte é totalmente opcional.


Primeiro eu escolhi os emblemas que iria usar e procurei a melhor posição para cada um (nesse caso eu preferi deixar o destaque para a parte superior da jaqueta) e tirei uma foto para lembrar onde cada um ficaria.


Os patches, na grande maioria MESMO, possuem na parte de trás uma espécie de cola que é ativada quando você utiliza ferro de passar roupas. Caso você esteja decidida em manter a sua jaqueta customizada, basta posicionar o patch no local desejado e, no verso do jeans, passar o ferro com uma temperatura de 180°, por aproximadamente 20 segundos, se preferir, pode virar a peça do avesso (com o patch virado para cima) e repetir o processo, mas tome cuidado caso a peça tenha lantejoulas, para isso, utilize um tecido fino entre o ferro e o patch. Se você não tiver prática com o ferro, peça ajuda a um adulto!

Como eu comprei vários tipos diferentes e a minha ideia era poder trocar os emblemas caso eu enjoasse, eu decidi costurá-los utilizando um fio de nylon (ou fio invisível), assim ficaria fácil para trocar e seguro na hora de lavar a peça. Lembre de usar a foto que você tirou como referência, para que tudo fique no lugar certinho.

E esse foi o resultado final, uma peça "nova" que é super tendência!



Espero que esse tutorial simples tenha ajudado, qualquer dúvida pode escrever nos comentários!

leia também

0 comentários

CURTA NO FACEBOOK

@heytherecaroline